Wednesday, 26 February 2020

Corredor central

Por Pep Guardiola no Livro: “O Futebol de Pep Guardiola Periodizado Taticamente”

“Povoar o corredor central”

SubPrincípio da Organização Ofensiva – “Povoar o Corredor Central”: Assim Pep Guardiola quer ter sempre muitos jogadores pelas zonas interiores (corredor central) e alguém por fora bem aberto (nos corredores laterais):

Imagen 1:

Imagen 2:

Quer tambem que os Laterais e os Extremos estejam sempre em linhas diferentes:

Imagen 3:

Para se poder treinar este SubPrincípio pode-se realizar o seguinte Contexto de Exercitação (GR+9×6) dentro do espaço sinalizado para alcançar o efeito essêncial ao nivel estrutural da equipe:

Video 1:

Descrição analítica:

No espaço assinalado, a equipa em superioridade numérica tenta realizar 20 passes consecutivos sem interceção dos adversários em inferioridade numérica.

No centro do campo jogam 7×6, tendo a equipa em superioridade numérica dois apoios nos corredores laterais e o apoio recuado do Guarda-Redes. O objetivo da equipa azul é circular a bola sem a equipa vermelha a conseguir intercetar. Apenas os passes entre os jogadores situados no corredor central da equipa em superioridade numérica são contabilizados para conseguirem pontuar (chegar aos 20 passes). No entanto podem utilizar os apoios laterais e o Guarda-Redes para manterem a posse da bola e a retirarem das zonas de pressão. O objetivo da equipa vermelha é recuperar a bola e ultrapassar a linha final (do espaço central) da equipa azul, seja em condução, seja através de passe em profundidade (aqui o Guarda-Redes pode tentar a interceção da bola). Sempre que o objetivo é atingido por uma das equipas ou a bola sai do terreno de jogo, o contexto reinicia-se a partir do Guarda-Redes, havendo troca entre os Extremos e os Laterais da equipa azul (quem está fora vai para dentro e quem está dentro vai para fora).