Thursday, 15 April 2021

Jogos Posicionais | FC Barcelona | Joan Vila | Bosch

Objetivos:

Técnicos: Velocidade da bola; Melhoria dos passes (passes tensos) e controlo (sempre orientado).

Táticos: Boa disposição no campo (não perder a posição); Não perder a bola; Melhoria do apoio (posição corporal, linhas de passe); Triangulações dos pivots; Alternância entre o jogo curto e o jogo longo; Perceção do espaço de jogo (especialmente os pivots); Perceção temporal (timing); Eleição da melhor opção (portador da bola e colegas); Interpretação do jogo; Pressão dos defesas (trabalho defensivo).

Psicológicos: Concentração (de acordo com as regras); Mudança de chip do ataque para a defesa e da defesa para o ataque (em certos jogos posicionais); Intensidade no jogo (atacar mesmo como defesa); Melhoria do trabalho coletivo, compromisso e responsabilidade.

Espaço:

10/12 x 10m

Regras: (4+1) x 2 ou (6+1) x 2

1,2 toques, livre, diferentes frequências (2-1-1…), não devolver ao mesmo jogador que passou, contar o número de passes sem perder a bola, obrigação de jogar com o pivot a um certo nº de passes, nº mínimo de passes em cada quadrado antes de poder passar a bola.Posição dos jogadores no centro das faces do quadrado (não nos vértices).

Trocar os defesas a cada recuperação da bola ou a cada 2, 3’ (não mais do que 3’) em cada recuperação da bola.

Imagen 1:

Imagen 2:

Video: 1

(8+2) x 5 ou (10+2) x 6

Espaço:

30/40 x 20/30m

Regras:

2 toques, livre, não devolver ao mesmo jogador que passou, contar o nº de passes sem perder a bola, obrigação de se jogar com o pivot num certo nº de passes, alternância entre o jogo longo e o jogo curto e mudança de orientação.

Posição dos jogadores no centro das faces do quadrado (não nos vértices).

Amplitude e profundidade no jogo.

Pode-se dar progressão ao jogo ofensivo.

Trocar defesas: cada 3, 4’ (não mais do que 4’).

Imagen 3:

Imagen 4:

Video: 2

MEINHO DINÂMICO (2+2+2)x2

Objetivos:

Passar a bola e continuar a apoiar o colega (dar e ir). Velocidade rápida da bola, alternar os passes curtos e longos. Mudança de chip do ataque para a defesa. Trabalhar a pressão defensiva.

Espaço:

20x10m

Duração: 8’-10’ sem interrupções

Regras: 2 toques ou livre.

Se a equipa defensiva recuperar a bola troca de funções com a equipa atacante.Há sempre situações de 4×2 em cada campo. É possível obrigar-se a que se dê um certo nº de passes (5-6) em cada meínho, antes de poderem passar a bola para o outro lado do campo.

Quando um atacante passa a bola para o outro lado do campo os 2 atacantes têm de ir também, para ajudar os outros 2 atacantes.

Imagen 5:

Video: 3

GR+(5+4 Exteriores) x (5+4 Exteriores)+GR com 1 ou 2 jokers ofensivos

Objetivos:

Jogar com a 2ª linha para receber a bola de frente para o jogo. Alternância entre o jogo curto e o jogo longo (passes curtos e longos).Dar continuidade ao jogo após cada passe. Mudanças de orientação (direita-esquerda , esquerda-direita). Perceção Espacial e Temporal (Jokers Ofensivos).

Regras:

1 ou 2 toques, os jokers ofensivos jogam livremente ou a 2 toques. Trocar 2 jogadores exteriores e interiores a cada 3’-4’. Os Guarda-Redes têm de jogar com os pés. Os jokers ofensivos jogam sempre com a equipa atacante. Os jogadores exteriores dão apoio aos jogadores interiores.

Este jogo posicional pode-se converter num Jogo com cada Guarda-Redes a defender pela sua equipa.

Espaço:

25x20m (máximo 40x30m)

Imagen 6:

Video: 4

TRABALHAR COM PRESSÃO - (7×4, 8×5 or 10×5)

Espaço:

20x15m (atél 30x20m)

Regras:

Toques livres (jogo real). Troca da equipa que defende a cada 2’-3’, uma vez que o trabalho defensivo deve ser realmente intenso. A posição dos atacantes é semelhante à do jogo. Podemos fazer 4 equipas de 4-5 jogadores (3 equipas estão sempre a jogar). A pressão deve ser realizada ao portador da bola e aos colegas próximos. Esta pressão não deve ser constante, deve ser realizada no tempo certo e em conjunto pela equipa defensiva.

Imagen 7: